10 alimentos para aliviar os sintomas da TPM

Chocolate (70% cacau), aveia, banana, frutas, legumes vermelhos e peixes são algumas opções de alimentos para aliviar os sintomas da TPM. Para aliviar o inchaço, o recomendável é praticar exercícios, evitar consumo de açúcar e sal fino. Os sintomas mais comuns são cólica, dores de cabeça e irritação. De acordo com a nutricionista do Hospital do Coração (HCor), é interessante consumir aminoácidos para sintetizar a serotonina e ajudar a regular o humor.

Também é importante não ficar um intervalo muito grande em jejum. Isso irá evitar uma hipoglicemia e a necessidade de consumir alimentos doces.


Confira os 10 alimentos para aliviar os sintomas da TPM.


1 – Laranja

Laranja é rica em cálcio e vitamina C. Isso ajuda o corpo a ter mais eficiência no combate do estresse e proporcionando assim um relaxamento.



2 – Brócolos

Brócolos irá ajudar a combater a enxaqueca. Isso devido aos altos níveis de vitaminas do complexo B, magnésio e antioxidantes, nutrientes como Vitamina A, C, K acido fólico, cálcio, ferro, fósforo e potássio. Para ficar ainda melhor, brócolos ajudar na prevenção de doenças como AVC e câncer.


3 – Banana

Banana é um dos principais alimentos para aliviar os sintomas como inchaço. Além de ser rica em potássio irá atuar na eliminação do excesso de sódio no organismo. A banana também é rica em fibras, o que irá ajudar a regular o intestino.


4 – Oleaginosas

Por serem antioxidantes, ajudam a combater o envelhecimento precoce das células, o que ajuda nos sintomas da TPM. São as nozes, castanhas e amêndoas, ricas em Vitamina E ômega 3.


5 – Aveia

Estimula o organismo a diminuir a absorção de gordura. Além disso, é rico em fibras o que também irá ajudar no funcionamento do intestino.



6 – Leite

O leite é rico em cálcio o que irá proteger o corpo contra a síndrome pré-menstrual, enxaqueca, perda óssea, artrite e doenças crônica como o câncer.



7 – Semente de abóbora e girassol

Ajuda a gerar mais energia para o corpo uma vez que são ricas em zinco e proteínas, as quais estimulam o metabolismo de carboidratos. Assim, o corpo terá mais energia para combater a TPM.

8 – Chocolate com 70% de cacau

Tem efeito estimulante, devido a serotonina e teobromina. E melhora o humor, devido o magnésio. São diversos estudos que indicam que o chocolate ajudam a combater o estresse e mau humor, principalmente em mulheres na fase de tensão pré-menstrual.

9 – Salmão

O salmão irá potencializar a absorção da serotonina, hormônio do bem estar. Além disso, atua diretamente sobre o humor, pois é rico em ômega 3, um ácido graxo essencial poli-insaturado.


10 – Água

Consumir água adequadamente, ajuda no bom funcionamento do organismo como um todo. Por exemplo, agua aumenta a diurese, o que irá facilitar a excreção de toxinas pela urina, assim, atuando também nos sintomas da TPM.

Se o corpo tem a necessidade de restabelecer o pH, a água precisa estar dotada de ORP negativo ou pH alcalino, isto é, acima de 8. Estando o pH acima de 8, o ORP estará necessariamente negativo. Neste caso o ideal é consumir cerca de 200 ml de água por dia.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mapa do site >

Pagamentos Seguros ✓

Todos os direitos reservados a sano.pt ©

SANO2.png