Noticias

Dores musculares e de articulações. Como tratar
By Outubro 24, 2017 0 Comentario

Dores musculares e de articulações. Como tratar

As dores musculares e nas articulações são muitas vezes associadas à idade avançada e até à velhice, compreendidas muitas vezes como exclusivas da terceira idade.

Não entanto este facto não é necessariamente exato. Embora sejam certamente mais frequentes, entre a população mais idosa, sendo um resultado direto dos processos naturais de degeneração da idade avançada são também muitas vezes o resultado de uma vida de sacrifícios, e dos excessos da atividade física e do trabalho.

A realidade é que também os jovens sofrem cada vez mais com este tipo problemas, as causas na juventude são associadas à prática intensa de desporto, de problemas de postura e também devido ao stress e tensão acumuladas.

Sintomas e doenças associadas.

Existem diversas doenças relacionadas com as dores musculares e articulatórias. Algumas das que mais prejudicam os portugueses são a artrite reumatoide, a fibromialgia, artrose, escoliose, reumatismo. Mas também as varizes e os problemas de circulação afetam milhares de portugueses e por isso irão receber a nossa atenção num futuro artigo dedicado a estes problemas.

Como evitar?

Há diversos conselhos para que se mantenha com uma boa saúde e que se aplicam perfeitamente nestes casos. Um estilo de vida saudável com prática de exercício regular, um regime alimentar equilibrado, evitar bebidas alcoólicas e açúcares, bem como não fumar…

Se seguir estes conselhos já estará a salvaguardar a sua saúde a dar passos decisivos com vista a evitar as dores de músculos e de articulações. Mas pode e deve seguir outras recomendações…

Quando praticar desporto ou fizer esforços consideráveis, é importante que não desconsidera um bom aquecimento.  A preparação dos músculos, especialmente com uma serie de alongamentos apropriados, desta forma poderá evitar lesões musculares. Também depois da prática física deverá proceder a este tipo de exercícios, pois ajudará os músculos na sua recuperação.

Outra das causas das dores musculares e de articulações é a obesidade ou o excesso de peso, por isso é essencial que mantenha um peso equilibrado para a sua estatura, recorrendo em primeiro lugar a um regime alimentar variado e saudável.

Aliviar a Dor ou tratar! Eis a questão…

O descanso da zona que se encontra afetada é quase sempre o melhor procedimento para tratar o problema. A prática de atividade física, deve ser reduzida ou mesmo interrompida.  As atividades que exercitam os músculos e que possam resultar em movimentos bruscos ou agressivos são altamente desaconselhados.

A aplicação de compressas com gelo ou dos chamados emplastros são ótimas formas de provocar o alívio da dor e reduzir quer o inchaço, quer a inflamação.

Existem diversas práticas dentro da medicina convencional ou mesmo na medicina tradicional as quais procuram melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Como exemplo temos a Fisioterapia, a Acupuntura, e a osteopatia apenas para dar alguns exemplos.

Caso procure uma solução eficaz pode ficar a saber que um dos cremes ou pomadas mais utilizados pelos portugueses é o Creme regenerador térmico da SANO pois apresenta uma ação analgésica baseada nas propriedades do Eucalipto do Mentol, da Cânfora e do Aloé Vera que provocam um alivio quase imediato das dores lombares, aumenta a sua flexibilidade e melhora a circulação sanguínea..

Importância da suplementação no alivio das Dores musculares e articulares?

Com vista a tratamento definitivo das dores musculares e de articulações pode ser necessário reformular o seu estilo de vida, regime alimentar ou recorrer a suplementação.

Na sociedade atual fruto do estilo de vida é cada vez mais importante a suplementação de vitaminas e minerais que não estejam a ser incluídos na alimentação, tais como o cálcio, o zinco, a vitamina D e o magnésio.

O magnésio é um dos minerais mais importantes na medida em que a sua ação é importante na manutenção da integridade dos ossos.

O magnésio também é um relaxante que ajuda a evitar as dores e fadiga muscular. Enquanto que o cálcio atua como um estimulador da contração dos músculos, o magnésio irá atuar como o seu relaxador.

É importante relembrar que a falta de magnésio pode comprometer a contração dos músculos não só durante a atividade física, mas também durante a contração que envolve os órgãos, resultando no cansaço e fadiga característicos de doenças como a fibromialgia.

Em todo o caso a SANO aconselha sempre a consulta de um especialista de saúde para o encaminhar em busca dos melhores resultados.

Se tiver alguma dúvida não hesite em contactar-nos através do CHAT e acima de tudo…

Viva Bem, Viva SANO!

Deixe um comentario